Mamite um grande problema
Mamite ou mastite é a inflamação da glândula mamária, geralmente provocada pela presença de microrganismos como bactéria, fungos, algas e leveduras. As bactérias são os agentes de maior importância como causa da doença. A sua ocorrência envolve três fatores principais: a resistência da vaca, o agente patogênico e o ambiente.
A inflamação se traduz por alterações na composição do leite e presença de células somáticas (CCS) em quantidades elevadas.A mamite pode aparecer quando a vaca está em lactação e durante o período seco.A mamite é a doença que mais acomete e que mais prejuízos causa para o rebanho leiteiro em todo o mundo.
Como reconhecer
Mamite clínica: através dos sinais com edema (inchaço), aumento de temperatura, endurecimento, dor, grumos e pus na glândula mamária. Pode ser acompanhada por sintomas sistêmicos como febre, depressão.
Mamite subclínica: ausência de sinais visíveis no leite e úbere, redução na produção de leite e alteração na sua composição como aumentos da CCS.
Existem vacinas contra a mamite
As vacinas contra a mamite ainda não são encontradas no comércio. Trabalhos têm sido desenvolvidos, no sentido de obter-se as autovacinas, que são de uso exclusivo do rebanho examinado.
Quais os danos causados pela mamite
•Pode ser considerada a doença mais comum da pecuária leiteira, e é aquela que atinge a parte mais importante da vaca - o ÚBERE.
1. Diminuição da produção de leite;2. Perda de um ou mais quartos do úbere; 3. Acidez do leite, quase sempre rejeitado pelos laticínios;
1. Diminuição da produção de leite;2. Perda de um ou mais quartos do úbere; 3. Acidez do leite, quase sempre rejeitado pelos laticínios;